terça-feira, 10 de março de 2015

Opinião: Esquema tático, ganha jogo?

Por Vitor Kellner

Uma prévia da edição de março da Revista Ganhando A Partida, que será lançada no dia 20 no ISSUU.





À primeira vista, a pergunta: “Esquema tático, ganha jogo?” seria de fácil resolução. Certamente a maioria dos fãs de esportes e das pessoas que entendem de futebol, responderiam: “sim!”. A resposta estaria certa, porém somente ele não ganha jogo, pois se não poderíamos colocar um time de Várzea contra o Bayern de Munique, que ele levaria o jogo no 1-5-4-1, por exemplo.

Atualmente, tem se dado muita importância para o esquema tático, o time perde um jogo, a culpa é do treinador que está desatualizado com a tática do futebol moderno. Entretanto, nas pesquisas para a elaboração desta edição da revista, tenho visto que os próprios pesquisadores da área citam outros fatores que também influenciam no desempenho da equipe, tais como as condições psicológicas e técnicas dos jogadores, as condições do gramado, as condições climáticas, o adversário, entre outros fatores.


Portanto, um esquema tático seria a combinação de todos esses fatores. Treinadores como Tite e Guardiola conseguem esta combinação. Quem não domina todos esses fatores, pode se atualizar, fazendo intercâmbio ou estudando mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião.